O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que desembarca em Manaus nesta quinta-feira (28), para cumprir agenda na cidade, foi indicado pelo deputado Adjuto Afonso (PDT) para receber o Título de Cidadão do Amazonas concedido pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A propositura contou com o apoio de todos os parlamentares.


A proposta se justifica pelo fato desse grande estadista registrar um histórico dedicado às políticas públicas em favor do Amazonas, com destaque à régia tarefa de proteger a Zona Franca de Manaus (ZFM). 


Enquanto Ministro da Fazenda (1994–1996), implementou a política de estabilização do Plano Real, ressaltando a manutenção da integridade ao modelo ZFM, consignada na integridade do Polo Industrial de Manaus (PIM), com trabalho e emprego em atenção a nossa gente, garantindo desenvolvimento e empregabilidade ao Amazonas
consta em trecho na justificativa do projeto do autor da propositura.


Ainda, como ministro da Integração Nacional (2003-2006), se empenhou na revitalização da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), com foco no desenvolvimento da Amazônia para combater a pobreza, assegurando meios necessários para o desenvolvimento regional, com destaque para o Plano Amazônia Sustentável (PAS), em maio de 2008, o qual propôs um conjunto de diretrizes objetivando orientar o desenvolvimento sustentável da Amazônia com a valorização da diversidade sociocultural, ecológica e redução das desigualdades regionais.


Ciro Gomes também tem o DNA da família Ferreira Gomes, com extensão no Amazonas, onde moram seus parentes por parte de pai. Além da cultura nordestina, detém uma rede afetiva de amigos e companheiros por toda a Amazônia, em particular no Amazonas. O pedetista desembarca na tarde de hoje e cumpre agenda em Manaus, que inclui palestra na Universidade Federal do Amazonas e um encontro com dirigentes lojistas e empresários.



Via Assessoria de Imprensa
Postagem Anterior Próxima Postagem