A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realiza nesta terça-feira (26), a partir das 11h, uma Audiência Pública alusiva à campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”. A atividade é uma propositura da deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB), vice-presidente da Casa e presidente da Comissão da Mulher, da Família e do Idoso.


Segundo a deputada Alessandra, o objetivo da audiência é debater o tema e falar também sobre a contribuição do Poder Legislativo na pauta da defesa da mulher. A atividade contará com a presença de representantes do Executivo e Judiciário, além de entidades e pessoas que trabalham com essa temática em âmbito municipal e estadual.




Origem


Os 16 dias de ativismo começaram em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo, segundo a ONU Mulheres Brasil.


No Brasil, a Campanha ocorre desde 2003 e é chamada 16+5 Dias de Ativismo, pois incorporou o Dia da Consciência Negra, de acordo com a Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal. A mobilização termina em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Cerca de 150 países participam da campanha.


Via Assessoria da Deputada
Postagem Anterior Próxima Postagem