O Dia Mundial do Diabetes foi instituído em 14 de novembro para lembrar a população dos perigos da doença e da importância de seu controle. A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), através da Diretoria de Saúde, realiza um trabalho diário de controle e de busca ativa de novos diabéticos entre seus servidores e dependentes.


As estatísticas dão conta que no Brasil existem 12,5 milhões de pessoas com diabetes e a previsão é que esse número chegue a 20,3 milhões em 2045, segundo o Atlas Mundial do Diabetes. Entre os 10 países com mais pessoas sem diagnóstico, o Brasil está em quinto lugar, com 5,7 milhões de indivíduos.


Segundo o Diretor de Saúde da Aleam, médico Arnoldo Andrade, já há uma programação contínua de controle da doença e da busca ativa do diabético. “Todos os médicos da Aleam já realizam o exame para detectar o Diabetes. Se houverem os indicadores como obesidade, cintura abdominal aumentada e histórico familiar, automaticamente são encaminhados à triagem para os exames”, declarou. Arnoldo Andrade salienta ainda que essa nova postura da Aleam de transformar o controle e a prospecção de novos diabéticos resultou em um maior controle da doença entre seus servidores.


Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o org
anismo.


Fatos sobre a doença


– Uma em três pessoas com diabetes pode desenvolver algum tipo de perda de visão durante a sua vida.


– Pessoas com diabetes são propensas a desenvolver doenças cardíacas três vezes mais dos que as outras.


– O Exame anual de sensibilidade nos pés previne úlceras e amputações.


– A Doença renal é dez vezes mais comum em pessoas com diabetes.


– Atividade física é fundamental para um bom controle do diabetes.


– A adesão ao tratamento é muito importante e precisa de um trabalho de parceria entre o paciente e seu médico.


Via Diretoria de Comunicação
Postagem Anterior Próxima Postagem