Nesta terça-feira (5), a partir das 13h, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realiza uma Sessão Especial em homenagem ao Dia Nacional do Escrivão de Polícia. A atividade é uma propositura conjunta das deputadas estaduais Alessandra Campêlo (MDB) e Dra. Mayara (PP).


O escrivão de Polícia Civil é o profissional responsável pela formalização e documentação do inquérito policial. O trabalho é de extrema importância para o andamento dos processos e depoimentos na delegacia. Esse servidor ou essa servidora formalizam os flagrantes, ouve as partes envolvidas, como vítimas, autores e testemunhas, e ainda encaminha os procedimentos à Justiça, sob a coordenação do delegado ou da delegada, que preside o inquérito policial.



O profissional também é responsável pela guarda de todos os objetos, armas e documentos atrelados ao inquérito policial. O escrivão lida com todos os setores da delegacia, atuando como auxiliar direto do delegado. Quando uma pessoa chega para denunciar um crime ou de um fato qualquer, é esse servidor público quem vai elaborar o boletim de ocorrência.


De acordo com a Polícia Civil do Amazonas, o escrivão também cuida das estatísticas na unidade policial, fornecendo dados como quantidade de Boletins de Ocorrência (BOs), Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e Inquéritos Policiais (IPs) registrados, além de administrar o patrimônio da delegacia.


Via Assessoria da Deputada
Postagem Anterior Próxima Postagem