A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio de sua Diretoria de Saúde, começou nesta terça-feira (05) nova etapa das atividades da Campanha Novembro Azul, com a realização de exames de PSA (Antígeno Prostático Específico). O diretor de Saúde da Aleam, médico Arnoldo Andrade, explicou que o PSA é uma proteína produzida pelo tecido prostático e seu índice no sangue do homem pode medir se o aumento da próstata está dentro dos níveis considerados normais.

Cabe ao urologista definir se essa alteração é por uma causa benigna ou maligna. “Iniciamos hoje a coleta de sangue para verificar o PSA, e seguiremos amanhã, quarta-feira (06), com a realização dos exames de Ultrassonografia Abdominal Total, no próprio Centro Médico Carlos Avelino”, disse o diretor.

Andrade ressaltou que quando a doença é diagnosticada no início, as chances de cura são maiores. “Por isso nós queremos que os homens se conscientizem da necessidade de fazer os exames. Essa é a nossa luta em novembro”, finalizou.

Essa conscientização já faz parte da vida de Hugo Barreto, dependente de uma servidora do Poder Legislativo. O paciente disse que participa da campanha todos os anos, por entender que a prevenção é o melhor remédio. “A campanha da Aleam, facilitando para que os servidores e dependentes possam fazer os exames e consultas, é um grande apoio e incentivo, porque nós podemos ter um atendimento prático e de qualidade”, declarou.

Os exames e as consultas estão sendo realizadas numa parceria firmada com a Clínica Uroclin, que fez um pacote promocional e permitiu que os servidores pagassem o valor em até duas parcelas. Na última sexta-feira (01), o presidente da Aleam, deputado Josué Neto, fez o lançamento da Campanha ao inaugurar a iluminação do prédio da Casa na cor azul, com o intuito de chamar atenção e conscientizar os homens sobre a importância dos cuidados com a saúde e a prevenção ao câncer de próstata.

Via Diretoria de Comunicação
Postagem Anterior Próxima Postagem