Em comemoração ao Dia Nacional Do Idoso, celebrado nesta terça-feira (01), o deputado Carlinhos Bessa (PV) destacou a importância da criação de projetos e políticas públicas voltadas a terceira idade. O parlamentar apresentou o Projeto de Lei (PL) nº 224/2019, que dispõe sobre o desembarque de idosos usuários do sistema de transporte intermunicipal rodoviário, garantindo aos idosos optar pelo local mais seguro e acessível para desembarque, mesmo que no referido local indicado não haja ponto de parada regulamentado.

“As pessoas idosas com a prerrogativa de desembarcar fora do ponto poderão escolher o local com melhor acessibilidade, assim, estimulando a sua locomoção intermunicipal e uma maior integração social, visto que a população idosa já enfrenta além das dificuldades diárias o desafio dos transportes públicos, destacou Bessa.

Ainda na temática de transporte, Bessa apresentou o Requerimento nº 1365/2019, com indicação à Câmara Municipal de Manaus – CMM, para que se estabeleça uma Lei que disponha sobre desembarque de idosos fora do ponto de parada no transporte coletivo da capital.

Já por meio do Requerimento nº 1673/2019, o parlamentar solicitou à Prefeitura de Manaus, a construção de dois pavilhões com o total de 70 quartos completos na Fundação Municipal de Apoio ao ldoso Dr. Thomas. “Fiz essa sugestão ao Poder Executivo Municipal para que possamos acolher da melhor forma a todos. O país vem envelhecendo e o Amazonas segue no mesmo ritmo, então precisamos oferecer tranquilidade e um bom espaço, afinal muitos idosos escolhem sair de casa por serem esquecidos pelos filhos ou são abandonados na própria fundação”, enfatizou o deputado.

Bessa anunciou também as tratativas do projeto que cria o Centro de Convivência do Idoso no município de Tefé (a 522 km de Manaus). “Informo, com muita alegria, que nossos idosos tefeenses terão um local apropriado para a terceira idade. Estive em Brasília há pouco tempo, junto ao prefeito de Tefé, Normando Sá (PMN), e o deputado federal Átila Lins (Progressistas), para tratar da construção deste centro. Poderemos proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar para os idosos com atividades físicas como dança, ginástica, academia e natação”, finalizou o deputado.


Estatuto do Idoso
No dia 1º de outubro, comemora-se o Dia do Idoso, pessoa que possui idade igual ou superior a 60 anos. Essa data, que marca o dia em que a Lei N° 10.741/2013 (Estatuto do Idoso) entrou em vigor, é fundamental para reforçar a importância da proteção a esse público e para reavaliarmos nossa atitude com relação aos idosos.

 Via Assessoria do Deputado

Postagem Anterior Próxima Postagem