Manaus- AM A Escola Municipal Carlos Gomes , localizada no Conjunto Ipase, zona Oeste, realizou nesta sexta-feira, 18, o evento em homenagem a Semana da Literatura Infantil, com o tema “Literatura Encantada de Monteiro Lobato”. Durante a Semana , os alunos do Ensino Fundamental da escola pesquisaram tudo sobre literatura, personagens, fizeram leitura de fábulas e de obras do autor.


atividade é uma ação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), conforme a Lei Municipal nº 1.012, de 14 de julho de 2006, que instituiu a Semana da Literatura Infantil, a ser realizada anualmente pelas escolas municipais na primeira semana de outubro. Os trabalhos foram realizados pelo turno matutino pela professora Sandra Lima e Darly Rodriguês.


O Gestor da Escola, Zacarias Macedo dos Santos, acompanhou de perto as atividades na escola. Segundo ele, as crianças precisam ler cada vez mais. “É através da literatura infantil que a criança iniciam as experiências de viver as histórias, viver as emoções dos personagens e imaginar-se fazendo parte da história de forma prazerosa despertando o hábito contínuo e sistemático da leitura”, comentou.


A professora de Filosofia, Edlaine Alencar, foi uma das responsáveis pela semana e atividades da temática sobre as obras de Monteiro Lobato. A educadora define a importância do aprendizado dos alunos na participação da semana e do autor como um todo.


“É Suma importância levar o conhecimento da produção científica de Monteiro Lobato, que foi um escritor com obras voltadas para o público infantil e infanto juvenil. Tenho certeza que o projeto deixou um aprendizado para as crianças sobre a importância dele e sua literatura para nossa cultura. O autor utilizou todo nosso folclore e cultura da década de 40 e conseguiu incentivar esse lado cultural”, contou.


Houveram Encenações com com histórias de Lobato para as crianças, que foi interpretado a personagem Emília, pela atriz de teatro Lene Lima. Dentre outros peonagens como a Cuca, Sacy, Visconde de Sabugosa. Segundo Lene, a um tempo não existiam livros de literatura infantil e hoje muitas crianças tiveram a oportunidade de se inspirar no grandioso Monteiro Lobato , imaginar mais, aprendendo cada vez mais e descobrindo esse mundo encantado que é o da leitura.
Postagem Anterior Próxima Postagem