O equilíbrio emocional e psicológico das crianças e jovens do Estado é objeto de Projeto de Lei (PL) apresentado pela deputada Therezinha Ruiz (PSDB) à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta terça-feira (15). O PL dispõe sobre a criação do Projeto de Desenvolvimento Pessoal e Inteligência Emocional nas escolas públicas da rede estadual de ensino.


Para a deputada o Projeto de Desenvolvimento Pessoal e Inteligência Emocional permitirá o aprimoramento do processo educativo nas escolas por meio de desenvolvimento do autoconhecimento e inteligência emocional de professores e alunos. O aprimoramento das relações interpessoais, o controle da impulsividade, ansiedade e estresse resultarão na diminuição da evasão escolar e nos índices de aprendizado.



Esse foi um dos 14 Projetos de Lei (PL) apresentados pelos parlamentares durante a Sessão Ordinária realizada no Plenário Ruy Araújo. 63 requerimentos também foram encaminhados à Mesa para deferimento e respectiv
os encaminhamentos.


Outro PL que se destaca é de autoria do deputado Roberto Cidade (PV), que propôs instituir, no âmbito estadual, a rede de atenção às pessoas com esquizofrenia. A rede teria por finalidade garantir a atenção de forma integral às pessoas com esquizofrenia, em todos os níveis de cuidados estabelecidos pela Rede de Atenção Psicossocial, realizando ações para a defesa e garantia de direitos, proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação psicossocial, inclusão, trabalho e geração de renda.


Já o deputado Cabo Maciel (PL) encaminhou Projeto de Lei propondo a obrigatoriedade de fonoaudiólogos nas unidades hospitalares do Amazonas. Segundo o parlamentar, dentre os vários ganhos que a presença desses profissionais no ambiente hospitalar destaque para a possibilidade de realização de Triagem Neonatal com o Teste da orelhinha e o Teste da Linguinha, que visam identificar alterações auditivas e estruturais de língua que dificultam desde a amamentação até a aquisição de fala das crianças.


Os requerimentos protocolados tratam de assuntos de infraestrutura, saúde e mobilidade urbana de diversos municípios do interior do Amazonas, mostrando a atenção e ligação dos parlamentares com os cidadãos interioranos.


O deputado Sinésio Campos (PT) fez requerimento solicitando à Mesa Diretora que encaminhe expediente ao Governo do Estado solicitando a instalação de aparelho de hemodiálise no Hospital Geral de Jutaí (751 km distante de Manaus). Em outro requerimento, Campos solicita que a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) tome providências objetivando a implantação, ampliação, melhorias e modernização do sistema viário urbano do município de Parintins (369 km).


A estrutura
ção e aquisição de equipamentos para os hospitais dos municípios de Benjamin Constant (1.121 km) e Tonantins (865 km) foi solicitada em requerimento assinado pelo deputado Cabo Maciel.


O deputado Adjuto Afonso (PDT), requer o envio de Moção de Parabenização ao Olímpico Clube pelo 81º ano de fundação desse que é um patrimônio cultural imaterial do Amazonas


Via Diretoria de Comunicação
Postagem Anterior Próxima Postagem