O deputado Adjuto Afonso (PDT) entregou a Medalha do Mérito Legislativo Educacional "Professora Ignês de Vasconcellos Dias", à professora de matemática Monaliza dos Santos Bezerra, 37 anos, recordista de medalhas em nível nacional e internacional na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A entrega da honraria aconteceu na tarde de quarta-feira (16), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que homenageou 34 profissionais da educação.


"A Assembleia presta uma justa homenagem aos professores do estado, eu indiquei a professora Monaliza pelo excelente trabalho que ela desenvolve não apenas nas Olimpíadas de Matemática. Sabemos o quanto a educação é importante para nossa juventude, e quando a gente encontra um professor que tem essa disposição, que tem essa visão, merece ser homenageado. Não é favor nenhum o que a Assembleia está fazendo, e sim, reconhecendo o trabalho dela e pra que sirva até mesmo de incentivo para que ela continue trabalhando em prol da juventude de nosso estado", destacou o deputado Adjuto Afonso sobre a sua indicada.


Emocionada, a professora Monaliza falou sobre o momento em que foi comunicada sobre a homenagem, e dedicou a honraria aos alunos. "Foi surpresa, foi incrível, uma felicidade muito grande, eu não esperava. Fiquei feliz não só por mim, mas por todos os meus alunos e professores, porque sem o empenho e apoio deles, nós não teríamos êxito. Nós fazemos um trabalho em cima do aluno mesmo, para que ele veja a importância da estudar para se ter um futuro melhor. Então, é uma homenagem que divido principalmente com meus alunos".


Monaliza Bezerra orienta alunos desde o ano de 2016, para a OBMEP, projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Seus orientandos vêm conquistando os primeiros lugares na competição desde o ano citado até 2019, quando conquistaram 12 medalhas de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras, colocando o Amazonas como um dos estados mais premiados do país.


Destaque para o ano de 2018, quando seus orientandos participaram da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras, e conquistaram 6 medalhas de ouro e 12 de prata. A professora foi convidada a fazer parte da Delegação Brasileira de Matemática, na Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia (AIMO), em Bangkok - Tailândia, obtendo duas medalhas internacionais de bronze.


A homenagem foi instituída no ano de 2009, através da Resolução Legislativa nº 459/2009, de autoria da deputada Therezinha Ruiz, que atualmente também preside a Comissão de Educação da Aleam.


Via Assessoria do Deputado
Postagem Anterior Próxima Postagem