A professora Augustinha Valente de Figueiredo, natural de Barreirinha (distante 331 km em linha reta de Manaus), foi homenageada pelo deputado estadual Belarmino Lins (PP) com a Medalha do Mérito Educacional Professora Ignês de Vasconcelos Dias, em solenidade ocorrida na tarde desta quarta-feira (16) no plenário Ruy Araujo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

“A homenagem é das mais justas, pois a senhora Augustinha é detentora de méritos indiscutíveis, com relevantes serviços prestados à educação em nosso Estado”, disse Belarmino sobre a homenageada, que possui graduação em Educação Física e Filosofia, tendo cursado a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Augustinha também fez Pós-Graduação em Supervisão Escolar na Faculdade de Educação da Serra (Fase), Estado do Espírito Santo.

Em Barreirinha, sua terra natal, Augustinha Valente lecionou na Escola Santa Clara do Paraná do Urucarazinho entre 1967 e 1969. Em 1974 vinculou-se à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em Manaus, trabalhando em várias escolas. Em 1997 retornou a Barreirinha onde ocupou o cargo de secretária municipal de Educação sob a gestão Coriolano Lindoso.

A Medalha do Mérito Educacional foi instituída em 2009, através da Resolução Legislativa nº 459/2009, de autoria da deputada Therezinha Ruiz, que atualmente também preside a Comissão de Educação da Aleam. A Medalha distingue profissionais da educação que se destacam por seus méritos na área educacional pública e privada no Estado.
Postagem Anterior Próxima Postagem