Os médicos Marcus Barros (infectologista), Leny Passos (hematologista) e Jesus Pinheiro (mastologista) serão homenageados pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nessa quinta-feira (17), com uma Sessão Especial em homenagem do Dia do Médico, pelos relevantes serviços prestados ao Estado. A propositura é do deputado Serafim Corrêa (PSB).



Marcus Barros


Médico há 7 anos, desde acadêmico, o infectologista Marcus Barros já demonstrava seu interesse pelo estudo das Doenças Tropicais. Ele formou-se em 1972, na segunda turma de medicina na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e se especializou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Doenças Infecciosas e Parasitárias. Marcus Barros iniciou suas atividades como gestor em 1981, ao implantar e dirigir o Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV/Ufam); foi reitor da Ufam (1989-1993); presidente da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz); diretor do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa); presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); secretário municipal de saúde de Manaus na gestão de Serafim Corrêa, entre outros.




Leny Passos



Médica há 44 anos, Leny Passos é mestre em hematologia pela Universidade Federal de São Paulo (UFSP) e doutora em Doenças Infecciosa e Parasitárias pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Foi diretora-presidente da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), gestora de transplantes pela secretaria de Saúde Estadual e atualmente é diretora do Banco de Olhos do Amazonas.




Jesus Pinheiro


Também com 47 anos dedicados à medicina, Manoel Jesus Pinheiro Coelho nasceu na cidade de Barbalha, no Ceará, em 28 de novembro de 1944. Veio ainda muito jovem para Manaus, onde se formou em medicina pela Ufam, sendo aluno da segunda turma de 1972. Seguiu para o Rio de Janeiro e em 1974 concluiu a residência médica tornando-se especialista em Cirurgia Geral e Oncológica pelo Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro, vinculado ao Ministério da Saúde do Brasil.


Por sua reconhecida competência e dedicação à gestão pública, ocupou cargos de diretor do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), foi diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCECON), Secretário Estadual e Municipal de Saúde. Atualmente, dedica-se ao consultório e é presidente da Liga Amazonense Contra o Câncer (LACC).



SERVIÇO



Assunto: Médicos serão homenageados em Sessão Especial na Aleam

Dia: 17 de outubro (quinta-feira)

Horário: 13 h

Local: Assembleia Legislativa do Amazonas, no Plenário Ruy Araújo, localizada na avenida Mári
Postagem Anterior Próxima Postagem