Pátria Amada Brasil

Pátria Amada Brasil
Governo Federal

Setembro Amarelo, queimadas e homenagem à Afeam marcaram a semana legislativa


Com a semana encurtada por conta do feriado da Semana da Pátria, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) iniciou a segunda-feira (2) com uma reunião compensatória da Sessão da quarta-feira (4), na qual vários temas foram debatidos, como o Setembro Amarelo, mês de campanha de prevenção ao suicídio, Saúde e Educação do Amazonas, além de  prestação de contas de atividades parlamentares no final de semana.

Nos pronunciamentos, o deputado João Luiz (PRB) falou do resultado positivo da mobilização pela campanha do Setembro Amarelo, que aconteceu na ponte Jornalista Phelippe Daou, no sábado (30), com mais de 600 participantes. Os deputados Wilker Barreto (Podemos) e Dermilson Chagas (PP) voltaram a criticar o governo estadual na questão da saúde e educação.

Álvaro Campelo (Progressistas) discorreu sobre o trabalho de fiscalização e prevenção à violência sexual e ao trabalho infantil da Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens, durante a Festa do Sol, no município de Lábrea (a 700 km de Manaus), e no Festival de Cirandas de Manacapuru (distante 99 km da capital).

A Escola do Legislativo Senador José Lindoso iniciou o curso Perícia Contábil, ministrado pelo auditor independente e consultor contábil Francisco Lopes da Silva, que se estendeu até a quarta-feira (4), com aulas no período das 14h às 17h.

Na reunião ordinária de terça-feira (3), as festas populares do interior e sua importância econômica e social para os municípios foram destaque nos debates no Plenário Ruy Araújo, onde também foram abordados temas como as queimadas na Amazônia. Após abrir os trabalhos, o presidente Josué Neto participou do encontro dos governadores da Amazônia Ocidental com a comitiva de ministros chefiada por Onyx Lorenzoni (Casa Civil) para debater estratégia de combate às queimadas.



Homenagem
A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) recebeu uma homenagem, no Plenário Ruy Araújo, pela passagem do seu 20º aniversário, por meio de propositura do deputado Adjuto Afonso (PDT) e deputado Josué Neto. Um requerimento dos deputados Belarmino Lins (PP) e Adjuto Afonso solicitando ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) a realização de Cadastramento Eleitoral Biométrico em todos os municípios amazonenses recebeu assinatura de 17 parlamentares.

Pela manhã, a Escola do Legislativo Senador José Lindoso recebeu uma turma de alunos do 5º ano da Escola Estadual Pedro Câmara (CMPM VIII), localizada no bairro Compensa, dentro do programa Conhecendo o Legislativo. Alunos da Escola Municipal Etelvina Pereira Braga, do Conjunto Ouro Verde, participaram à tarde do programa Palestra de Educação Cidadã, onde assistiram à palestra Educação, Política e Cidadania, na Sala Paulo Freire.

A Escola do Legislativo também promoveu o 2º encontro do programa Café com Servidor, atividade permanente da Diretoria de Assistência Social da Aleam. O programa pretende reunir semanalmente pequenos grupos de servidores em um café da manhã com a Diretora de Assistência Social, Eliane Ferreira, para receber e debater sugestões dos participantes.

Na quarta-feira, pela manhã, a Escola do Legislativo Senador José Lindoso recebeu a segunda turma de alunos do 5º e 6º anos da Escola Estadual Pedro Câmara (CMPM VIII), localizada no bairro Compensa, dentro do programa Conhecendo o Legislativo.


Projetos
Na Sessão Plenária compensatória de segunda-feira, a Mesa Diretora da Aleam recebeu 18 requerimentos e quatro Projetos de Lei apresentados pelos deputados estaduais, com destaque para o Projeto de Lei do deputado estadual Cabo Maciel (PR), que autoriza a mulher gestante a optar pela cesariana a partir da 39ª semana de gestação, além do direito de analgesia em partos normais. Um requerimento da deputada Joana Darc (PR), indica a criação do curso de Medicina Veterinária na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A produção legislativa dos deputados registrou, na terça-feira, o ingresso na Ordem do Dia de dois Projetos de Lei (PLs), deferidos e encaminhados para tramitação nas comissões da Casa, e 87 Requerimentos, deferidos pelo presidente da Mesa, deputado Fausto Junior (PV), para serem encaminhados aos respectivos destinatários.

Via Diretoria de Comunicação


Tecnologia do Blogger.