Pátria Amada Brasil

Pátria Amada Brasil
Governo Federal

Queimadas na Amazônia estão longe de serem histeria, diz Serafim


O deputado Serafim Corrêa (PSB) repudiou, nesta terça-feira (03), a declaração da líder do governo no Congresso Nacional, Joice Hasselmann (PSL-SP), que sobrevoou a região de Tefé, na última sexta-feira (30), e disse que “queimadas na Amazônia não se passavam de uma histeria”. “Não temos porque negar a existência das queimadas. Elas existem, precisam ser controladas. Elas fazem mal. Aí vem a líder do governo Bolsonaro, que foi em Tefé e diz que isso aí é histeria. Não é histeria. Não vou entrar no nível dela. Ela sobrevoou em áreas que não estão no Sul do Estado, mas as queimadas estão no Sul do Estado. Se ela se deixa enganar pelos seus correligionários, tudo bem, agora ela querer fazer com que nós nos enganemos é um absurdo. Quero repudiar a grosseria dessa senhora. Não vou devolver a agressão”, lamentou Serafim.

O deputado mostrou dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que revelam que o mês de setembro começa com quase 1 mil focos de queimadas na Amazônia. Isso daí é uma coisa normal, porque nesse período os rios começam a descer, o calor aumenta, então é mais fácil propagar o fogo na Amazônia. Também é um momento em que madeireiros e fazendeiros se aproveitam.

“O nosso pior ano de queimadas foi em 2005. Depois, em 2006, ele caiu; depois subiu em 2007; em 2008 caiu, em 2009 subiu e a partir daí, temos uma série de quedas, onde vai caindo ano a ano. Tem queimada, mas ela vai caindo e em 2018 caiu num nível bem baixo, mas quando chega, em 2019, explode”, concluiu Serafim.


Via Assessoria do Deputado
Tecnologia do Blogger.