O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) participou, nesta quinta-feira (26), da 288ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS). Em seu discurso, o parlamentar destacou que a aprovação de novos projetos industriais – com investimentos ultrapassando meio bilhão de reais e a geração de novos empregos – demonstra a confiança de investidores na força do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM).

“É muito importante termos segurança jurídica para atrair novos investimentos. Fico feliz quando vejo a implantação e diversificação de novos projetos porque mostra que os empresários acreditam no Amazonas. A força da Zona Franca de Manaus evita que haja fuga de capital do Brasil para países vizinhos, como o Paraguai”, declarou o parlamentar, representando a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na ocasião.

A reunião foi presidida pelo secretário especial do Ministério da Economia, Carlos Alexandre da Costa. Uma pauta de 26 projetos foi aprovada na íntegra, dos quais cinco de implantação e 21 de diversificação, ampliação e atualização. As iniciativas somam investimentos de US$ 133,6 milhões e vão gerar 864 empregos no Polo Industrial de Manaus (PIM) nos primeiros três anos de operação.

Dirigindo-se ao titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Alfredo Menezes, Ricardo Nicolau destacou o resgate do protagonismo do órgão no cenário nacional. “Com habilidade e interlocução, a nova administração tem conseguido destravar a burocracia, destravar os PPBs, trabalhar na infraestrutura do parque industrial e fazer da Suframa um braço amigo da indústria nacional”, elogiou.

O deputado, que é presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Aleam, voltou a defender a importância da ZFM como projeto estratégico que leva desenvolvimento, também, para o restante do país. O parlamentar reafirmou que o enfraquecimento do modelo de incentivos na reforma tributária pode surtir perdas de competitividade no setor industrial em nível nacional.

“Este é um momento decisivo para a economia do nosso Estado. Além da importância ambiental inconteste, o Amazonas tem, sim, uma importância fundamental para a indústria brasileira pela responsabilidade de colocar no mercado produtos de qualidade dos setores que nós muito bem desenvolvemos em nosso polo industrial”, salientou Ricardo Nicolau.

A reunião também teve a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC); do prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSD); do vice-governador do Acre, Wherles da Rocha (PSDB); do vereador Fred Mota (PL); do presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Antônio Silva; do Comandante da Ala 8, Brigadeiro do Ar Mauricio Carvalho Sampaio; além de empresários e representantes de órgãos públicos.

Via Assessoria do Deputado
Postagem Anterior Próxima Postagem