O deputado Delegado Péricles (PSL) afirmou que a indicação de duas escolas estaduais no Amazonas, para concorrer à implantação do modelo cívico-militar proposto pelo Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), foi um importante e decisivo passo para a melhoria do ensino nessas unidades de ensino. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), encaminhou indicações na última sexta-feira (27).

As escolas estaduais Nelson Alves Ferreira, no  bairro Betânia, Zona Sul; e Professora Tereza Siqueira Tupinambá, na Cidade Nova, Zona Norte, apresentaram projetos para a comprovação de cumprimento aos pré- requisitos exigidos pelo programa.

Péricles é defensor da ampliação do modelo, inclusive, para o interior do Amazonas. “A disciplina tem sido ponto alto no ensino dessas crianças. Os resultados estão aí em formato de reconhecimento internacional, de medalhas. Nada melhor do que levar esse formato para escolas públicas no momento em áreas de risco social e que precisam aprimorar a aprendizagem de seus alunos”, concluiu.

O Delegado Péricles esteve, ainda na última semana (30), na escola Tereza Tupinambá, durante consulta pública. A medida era uma das condições para que a unidade escolar integrasse a concorrência. Na ocasião, pais e responsáveis assistiram à apresentação do programa pelo gestor da escola e participaram de votação para confirmar concordância.

O Governo Federal lançou no  último dia 5 de setembro o Pecim. Com o objetivo de promover qualidade de ensino na educação básica, a meta é que 216 escolas em todo o país adotem ao modelo até 2023. De acordo com o MEC, essas escolas atuarão no fortalecimento de valores éticos e morais, na área administrativa, no aprimoramento da infraestrutura e organização da escola e dos estudantes.

O modelo será aplicado preferencialmente em regiões em situação de vulnerabilidade social e baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O MEC investirá R$1 milhão por escola.


Via Assessoria de Comunicação
Postagem Anterior Próxima Postagem