Uma ação social de cidadania, coordenada pelo Núcleo de Apoio ao Profissional de Educação (NAPE), idealizado pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), movimentou professores, alunos e funcionários da Escola Estadual Olga Falcone, no conjunto Santos Dumont, Zona Centro-Oeste de Manaus. As atividades realizadas no último sábado (27) contaram também com expressiva participação de comunitários dos bairros adjacentes.



A primeira edição do “NAPE Itinerante” seguiu uma extensa programação com palestras, emissão de documentos, orientação jurídica, demandas que serão encaminhadas pela Ouvidoria, ações de educação ambiental com distribuição de árvores frutíferas e ações de saúde e estética.

As atividades foram realizadas com o apoio da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em parceria com a Universidade Nilton Lins, Faculdade Santa Tereza, Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Fábricas Magistral e Modelo.

Alunos dos cursos de enfermagem, de fisioterapia e de educação física da Universidade Nilton Lins colocaram em prática seus conhecimentos atendendo os comunitários, enquanto que os professore da Faculdade Santa Tereza ministraram palestras. “Trata-se de uma ação externa do Nape, em que promovemos a cidadania nas comunidades, com  palestras para os jovens sobre o combate ao bullying e a violência na escola, atividades esportivas e aproveitamos para fechar o Setembro Amarelo com orientações de prevenção ao suicídio entre os jovens”, destacou Therezinha Ruiz.

Para a técnica de enfermagem Mirlane Vital de Oliveira, que mora próximo à Escola Olga Falcone, e aguardava atendimento na área de saúde, a iniciativa é muito bem vinda, porque os bairros adjacentes, segundo ela, são muito carentes. “Precisamos dessa atenção. Eu e meu filho fomos bem atendidos”, frisou.

O trabalhador em carpintaria Antônio Caiscais, morador do bairro Redenção, aprovou a iniciativa e disse que essas atividades deveriam ser realizadas com mais frequência. Ele levou o filho Marco Antônio, de 18 anos, para trocar a carteira de identidade.

O NAPE é uma iniciativa da deputada Therezinha Ruiz que visa, dentre outras ações, o apoio psicológico e jurídico com profissionais capacitados, direcionado aos servidores da educação. Instalado no 2º andar da Aleam, o núcleo atende pelo telefone 3183.4394.

Seminários, palestras e troca de experiências pedagógicas são atividades realizadas pelo NAPE, que atua também como ouvidoria permanente para encaminhamento e acompanhamento de questões apresentadas pelos profissionais da educação.


 Via Assessoria da Deputada


Postagem Anterior Próxima Postagem