Pátria Amada Brasil

Pátria Amada Brasil
Governo Federal

Delegado Péricles visita IML e avalia destinação de emenda


O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) esteve, no fim da tarde dessa quinta-feira (12), no Instituto Médico Legal (IML) e no Departamento de Polícia  Técnico Científica (DPTC), para verificar a atual situação das instalações dessas unidades e, ainda, saber, junto aos profissionais que ali atuam, as questões que precisam de aprimoramento e necessitam ser priorizadas.

Durante visita técnica, Péricles constatou problemas estruturais que vão da insuficiência de espaço para a realização do trabalho até a necessidade de reforma e ampliação das câmeras mortuárias. O deputado se comprometeu, ainda, a verificar possibilidade de destinação de emenda para o local e levar toda a problemática ao governo. O parlamentar foi recebido pelo  diretor do Departamento de Polícia Técnico-Científica, Lin Hung Cha.

“São questões estruturais que têm dificultado a realização do trabalho dos peritos. Levarei todas ao governador do Estado para juntos debatermos maneiras de melhoramento desta unidade do nosso Estado. Hoje, os peritos sentem não só a falta de estrutura para a execução de seu trabalho, como também reconhecem a urgência na criação de mais câmaras mortuárias”, enumerou o deputado. Atualmente, o IML possui 20 câmaras mortuárias.

O banco de DNA do IML também precisa de investimento em materiais que viabilizem atendimento às demandas. “Ali é local de exames e estudos de medicina legal. A estrutura tem de ser completa e adequada”, continuou.


Banco de olhos

Ainda durante visita técnica, o Delegado Péricles constatou a eficácia do funcionamento do banco de olhos do IML. Por meio dele, as córneas de todos os corpos que chegam ao instituto são examinadas. “Essa é uma etapa importantíssima do processo. Isso porque essas córneas, em caso de perfeito estado e com a autorização da família, serão doadas para transplante”, continuou.

Atualmente, o Amazonas tem a fila de transplante de córneas zerada e os órgãos que o banco recebe são doados para estados que necessitam deles. Cada órgão tem até 14 dias para ser usado em transplante.

 Via Assessoria do Deputado

Tecnologia do Blogger.