Pátria Amada Brasil

Pátria Amada Brasil
Governo Federal

Curso de pedreiro é oferecido aos internos do Ipat


Pela primeira vez, o curso de pedreiro é oferecido no Instituto Prisional Antônio Trindade (Ipat), localizado no km 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista). A capacitação é resultado de mais uma parceria da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a empresa de cogestão Umanizzare Gestão Prisional, através do programa Núcleo de Aprendizagem Profissionalizante (NAP). O curso teve início na última quarta-feira (11/09).


As aulas estão sendo ministradas pela professora Sônia Reis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, com carga horária de 100h. A iniciativa pretende dar oportunidade para os reeducandos que desejam receber capacitação ainda em situação de aprisionamento e fazer parte dos projetos para remição de pena.


Os 15 internos que iniciaram o curso receberão instruções de nivelamento, alinhamento, esquadrejamento, prumo, unidade de medida, argamassa, concreto, traços e outras funções práticas, próprias da construção civil. Dentro do aprendizado teórico estão temas como normas de segurança, proatividade, zelo com material, qualidade do trabalho e outros.


Para a coordenadora de projeto da Umanizzare, Maria Domingas Printes, o curso profissionalizante é de grande importância para o interno, pois, ao retornar para o convívio em sociedade, ele já possuirá uma oportunidade de recomeço para sua vida. “O curso estimula hábitos positivos perante a sociedade, o que permite preparar o reeducando para desenvolver uma atividade de rentabilidade. Dessa forma, podemos participar na ressocialização do apenado e inseri-lo no mercado de trabalho”, observou.


Prática 

O aprendizado será posto em prática na própria unidade, nas reformas e construções. Os trabalhos poderão se estender para atividades extramuros, como prédios públicos.


Capacitação 

Somente neste ano, além do curso de pedreiro, o Ipat também ofereceu capacitação para barbeiro e pintor predial.



Via SECOM
Tecnologia do Blogger.