Representantes da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) participaram de reunião ordinária promovida pela Câmara Municipal de Autazes (distante 107 quilômetros de Manaus). O objetivo era responder às demandas da população sobre a atualização no valor das tarifas, e esclarecer dúvidas sobre o fornecimento de água e a rede de distribuição de água no bairro Alberto Simonetti.


O procurador-chefe da Cosama, Juscelino Kubitschek, argumentou que legalmente a Companhia tem cumprido com o seu papel e que todas as mudanças financeiras feitas nas faturas foram baseadas em leis e em determinações de órgãos públicos, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público Estadual (MPE), que não eram atualizadas há mais de 20 anos.


“Viemos apresentar para a Câmara e para a sociedade autaziense o trabalho que a Cosama tem realizado nos primeiros meses de gestão, tendo em vista que o fornecimento da água, bem como a estrutura entregue pela gestão passada, precisaram ser reformulados”, explicou o procurador-chefe.


Segundo o gerente comercial da Cosama, Denison Lopes, a cidade recebeu o recadastramento de usuários para que fosse realizado um diagnóstico real da situação em Autazes, para que técnicos da Companhia pudessem fazer um plano de ação e realizar melhorias no município.


Após realizar o cadastro de novos e antigos usuários, além de atualizar os dados de imóveis e pontos de consumo de água, foram diagnosticados inúmeros problemas na cidade, como ligações clandestinas e muitas inadimplências, o que prejudicava o fornecimento em parte da cidade. Para melhorar o atendimento, maquinários foram reformados e ajustados, assim como a modernização no sistema comercial
 enfatizou.


Manutenção 

 A gerente da Cosama em Autazes, Tatiana Santos, salientou para os ouvintes que, durante alguns dias pontuais no mês de agosto, a Companhia realizou a manutenção programada na rede de distribuição, com o foco de garantir a qualidade da água.


“Alguns bairros ficaram por um período pontual sem o abastecimento de água, mas como já tínhamos programado isso, a população foi avisada com antecedência, para que não ficasse prejudicada. E reforçamos mais uma vez a importância do armazenamento de água em caixas d’água, até mesmo como uma maneira de economia e para o uso em momentos como esse”, discursou ela.


Vereadores 

Após a apresentação dos serviços que têm sido prestados pela Cosama, os vereadores presentes, em unanimidade, agradeceram pela forma como a Companhia tem conseguido contornar os problemas e, ainda assim, produzir água de qualidade. 


“Agradecemos ao corpo técnico da Cosama, que esteve presente para esclarecer as dúvidas e por serem solícitos para responder aos questionamentos da casa”, salientou o autor da chamada da Companhia à Câmara, o vereador Ramom Campos. A vereadora Helen Barroso também colaborou: “A vinda dos representantes da Cosama foi muito positiva. Agora poderemos esclarecer à população o que eles nos cobravam”.



Ouvidoria 

 Os consumidores que quiserem registrar reclamação ou obter informações podem procurar a agência da Cosama em Autazes ou a Ouvidoria da Companhia – recém-estruturada para atender ao consumidor e cidadão, por meio dos números 98855-1000 ou 4009-1960.


Via SECOM
Postagem Anterior Próxima Postagem