Pátria Amada Brasil

Pátria Amada Brasil
Governo Federal

Chef Felipe Schaedler receberá Título de Cidadão do Amazonas nesta terça-feira (10)


Nascido em Santa Catarina, o chef Felipe Schaedler será homenageado pela Assembleia Legislativa com o título de Cidadão do Amazonas. A propositura é da vice-presidente da Casa, deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB), e a entrega do título está marcada para esta terça-feira, 10 de setembro, a partir das 12h30, no plenário Ruy Araújo.

“A entrega do título de Cidadão do Amazonas ao chefe Felipe Schaedler é o reconhecimento do Poder Legislativo ao trabalho que ele desenvolve nacional e internacionalmente divulgando, por meio da Gastronomia, as potencialidades do nosso Estado e da nossa região”, afirma a deputada Alessandra Campêlo.


Quem é o homenageado
Felipe Elias Schaedler nasceu em Maravilha, Santa Catarina, é filho de Nelsa Helena Schaedler e Ivar Luis Schaedler.  Chegou a Manaus em 2004. Em 2008, foi graduado em Gastronomia pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa). Fez também pós-graduação em Gastronomia e Cozinha Autoral pela PUC do Rio Grande do Sul.
Ganhou destaque nacional ao se dedicar à culinária amazonense, pesquisando e divulgando suas técnicas e ingredientes nativos. Inaugurou em 2009, no conjunto Adrianópolis, o restaurante “Banzeiro”.  Continuou empreendendo com a inauguração do “Caboquinho – comida tipicamente amazonense” no final de 2012, no Manauara Shopping. Também inaugurou o “Moquém do Banzeiro” em 2016, na Galeria Cristal.

Transformou-se num dos grandes nomes da gastronomia brasileira, recebendo diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles: “Chef do Ano” pela Revista Veja Manaus Comer & Beber 2011 a 2013; a “Medalha da Ordem do Mérito Cultural – Classe Cavaleiro”, destinada a personalidades brasileiras e estrangeiras como reconhecimento por sua contribuição à cultura do Brasil no Palácio do Planalto, em Brasília;  e “Melhor Cozinha Regional” 2010 a 2015 pela Revista Veja Manaus Comer & Beber com o restaurante Banzeiro.

À frente do Banzeiro, Schaedler também conquistou o prêmio de “Melhor Restaurante do Norte” em 2016 pela Revista Prazeres da Mesa. No ano de 2017, foi eleito “Chef do Ano” e “Melhor da Cidade” com o restaurante Banzeiro pela Revista Veja Manaus Comer & Beber. Ganhou também o prêmio de “Melhor Cozinha Amazônica” com o restaurante Moquém pela Revista Veja Manaus Comer & Beber.

Em 2018, recebeu a “Cruz do Mérito da Gastronomia”, além do prêmio “Top Qualidade Brasil”.  O novo Cidadão do Amazonas também foi contemplado com a premiação anual “Os Melhores da Indústria Gastronômica”, reconhecimento aos mais influentes na 80ª Edição Especial do evento, em São Paulo.


Para o mundo ver
Em agosto deste ano, inaugurou uma filial do Banzeiro em São Paulo, uma espécie de embaixada do Amazonas na capital paulista. A ideia é apresentar a cultura gastronômica da Amazônia para paulistanos, brasileiros e estrangeiros residentes ou de passagem pela cidade, despertando assim a curiosidade para que visitem a nossa região. Atualmente, Schaedler se divide entre seus empreendimentos em Manaus e a filial em São Paulo.


 Via Assessoria da Deputada

Tecnologia do Blogger.