A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) instalou, na tarde desta terça-feira (26), a Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional, para o biênio 2019/2020. A reunião de início dos trabalhos do colegiado aconteceu no miniauditório Beth Azize, no 4º andar do edifício-sede da Casa. O evento contou com a presença de deputados, prefeitos e membros da população em geral.

Presidente da Comissão, o deputado Fausto Júnior (PV) explicou, durante a solenidade, a forma democrática como pretende conduzir o órgão que faz parte da estrutura interna do Parlamento. “Estamos abrindo o espaço para que cada município possa trazer suas demandas, ideias e dificuldades, para que consigamos, através do diálogo com as autoridades competentes, alcançar as soluções para as problemáticas”, disse o parlamentar.

Fausto Júnior esclareceu que a Comissão vai realizar Audiências Públicas nos municípios, com o propósito de entender, in loco, as necessidades e carências das localidades do interior. “Assim saberemos melhor de que forma poderemos agir para atingir essas demandas”, afirmou o deputado. Ele ressaltou que o objetivo principal do colegiado é tratar do desenvolvimento regional dos municípios, no sentido de que suas vocações recebam o apoio dos governos estadual e federal, por intermédio da Assembleia Legislativa.

O prefeito de Manicoré, Sabá Medeiros (PSD), que prestigiou a solenidade, destacou a importância da Comissão para o interior. “Eu sei da grande importância que é essa Comissão, e tenho certeza que o deputado Fausto vai dar muita atenção aos municípios, ajudando no desenvolvimento de cada um deles”, declarou Sabá. Segundo ele, Manicoré hoje enfrenta uma série de complicações, como a enchente do Rio Madeira, a precária infraestrutura da Zona Rural, o asfaltamento de péssima qualidade na sede do município e a falta de médicos.

O prefeito de Envira, Ivon Rates (Pros), congratulou-se com os presidentes da Assembleia e da Comissão, pelo início das atividades do colegiado.  “Eu quero felicitar o presidente da Casa, Josué Neto (PSD), e, sobretudo, o presidente da Comissão, deputado Fausto Júnior, pela abertura deste espaço de diálogo e atenção com os municípios”, expressou Ivon. Conforme ele, a resolução dos problemas e o desenvolvimento que se quer para o interior não acontecem somente com a existência da Comissão. “Mas com a sensibilidade e o engajamento dos deputados, aliados à luta dos municípios, pode-se, por esta Comissão, fazer nascer um cenário novo, de solução para os nossos problemas”, observou o prefeito.

A Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional é composta pelos seguintes deputados: Fausto Júnior (PV) – Presidente; Carlinhos Bessa (PV) – Vice-Presidente; Cabo Maciel (PR), Dra. Mayara Pinheiro (PP) e Adjuto Afonso (PDT) – Membros Titulares; Sinésio Campos (PT), Therezinha Ruiz (PSDB) e Saullo Vianna (PPS) – Suplentes.

Além de Fausto Júnior, participaram da instalação da Comissão os deputados Adjuto Afonso, Dra. Mayara Pinheiro, Roberto Cidade (PV), Joana Darc (PR) e a vice-presidente do Poder Legislativo estadual, deputada Alessandra Campelo (MDB). Também se fizeram presentes os prefeitos de Silves e Urucará, respectivamente, Aristides Queiroz (MDB) e Enrico Falabella (MDB).



Via Diretoria de Comunicação

Postagem Anterior Próxima Postagem