A efetivação do programa Rede de Vizinhos Protegidos  (RVP) do bairro Planalto, que abrange os Conjuntos Belvedere, Flamanal e Versalles, localizados na Zona Centro-Oeste de Manaus, será discutida em Audiência Pública, na próxima segunda-feira (12), às 9h, no miniplenário Cônego Azevedo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por iniciativa da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional, presidida pelo deputado Fausto Júnior (PV), em parceria com a deputada Therezinha Ruiz (PSDB).

A sessão contará com a presença dos moradores que reivindicam a consolidação da RVP, juntamente com representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Manaus, do Ministério Público Estadual (MPE), da Polícia Militar (17ª Cicom) e da Igreja Católica que atua na região.

De acordo com os comunitários, o objetivo é definir medidas para tornar efetiva a Rede de Vizinhos Protegidos da comunidade, criada em 2016 que, segundo eles, precisa ser regulamentada para que o programa não sofra alterações a cada mudança de governo, dificultando as ações policiais de prevenção e combate à criminalidade na área.

Para isso, os moradores buscam o apoio dos parlamentares, visando fortalecer a parceria com a Polícia Militar através da 7ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) e efetivar a RVP diante das constantes ocorrências de roubos, furtos e outros delitos naquela região.

A Rede de Vizinhos Protegidos já existe no Núcleo 15 do bairro Cidade Nova e no Conjunto Parque das Garças, no bairro Novo Aleixo, ambos na Zona Norte de Manaus. O policiamento preventivo na região é feito pela 27ª Companhia Interativa de Comunitária (Cicom), utilizando comunicação direta com os moradores.

Os policiais da 27ª Cicom realizaram um levantamento com os moradores, colheram dados e criaram um grupo no WhatsApp. Por meio do aplicativo, Polícia e moradores se comunicam  de forma ágil e direta sobre qualquer situação suspeita nas comunidades. Para que o programa funcione de forma eficaz são realizadas reuniões periódicas com os moradores.

Via Assessoria da Deputada
Postagem Anterior Próxima Postagem