Neste domingo, dia 11 de agosto, é comemorado o Dia dos Pais, e a data estimulou os deputados que compõem a 19º Legislatura da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) a fazerem uma reflexão sobre a importância da paternidade responsável para a construção de uma sociedade mais justa.

Segundo o presidente da Aleam, e pai de três filhos, deputado Josué Neto (PSD), estímulos e ensinamentos são de extrema importância na missão de educar os filhos, pois são fundamentais para a construção de uma sociedade melhor e mais justa. “Nesse dia dos pais, eu quero deixar o meu abraço, o meu carinho a todos os pais amazonenses e manauaras que, cumprindo a sua função de pai, contribuem para a formação de um mundo melhor”, declarou, dedicando, ainda, um abraço especial ao seu pai, Josué Filho e aos seus filhos.

Para o deputado Augusto Ferraz (DEM), pai de três filhos, os pais devem preparar seus filhos paras os desafios da vida adulta, ensinando valores éticos e morais. “Os pais devem ser atentos aos seus filhos, orientando e formando cidadãos que irão produzir e construir uma sociedade ética e comprometida”, disse.

Comemorar o Dia dos Pais é uma forma de valorizar a figura paterna e reconhecer o valor que seus exemplos possuem na vida dos filhos. O deputado Dermilson Chagas, que vai festejar o seu primeiro Dia dos Pais com o seu filho Rafael, que nasceu há pouco mais de dois meses, disse que ser pai é se tornar uma referência, um exemplo, é a pessoa que vai servir de inspiração para outro ser humano. “Pai é uma imagem muito forte na vida da gente, e que passa a ser referência de caráter e de vida” avaliou.

“Eu tenho muitas saudades do meu pai”, foi assim que o deputado Serafim Corrêa (PSB) começou falando quando questionado sobre a data. O deputado relembrou como seu pai foi figura importante em sua vida, com orientações e apoio durante a sua formação, estando sempre atento e presente quando o parlamentar precisou de uma palavra de incentivo ou encaminhamento pelos melhores caminhos. “Deus me deu a honra de ser pai de três filhos, e hoje até de ser avô”, destacou, para logo cumprimentar todos os pais amazonenses e concluir dizendo que “é imensa a responsabilidade de cada um de nós na criação dos filhos, e, sobretudo nos exemplos, não apenas para os nossos filhos, mas para todos”.

Essa presença do pai na vida dos filhos também foi destacada pelo deputado Álvaro Campelo (PP), pai de dois meninos. Campelo fez questão de deixar como mensagem, neste dia dos pais, o convívio e os momentos dedicados para a construção da boa relação entre pais e filhos. “Apesar de nós vivermos em um mundo tão cheio de compromissos, mas que nós pais sempre possamos encontrar tempo para estar ao lado dos nossos filhos para conversar, saber dos anseios”, disse. O deputado destacou que a qualidade desses momentos é superior à quantidade, mas que, nesses momentos, os pais estejam totalmente dedicados, pois, segundo o deputado, é preciso cada vez mais dar atenção e amor aos filhos.

Para o deputado Adjuto Afonso, que é pai e avô, valorizar o pai também é uma forma de ensinar aos próprios filhos valores familiares. Afonso falou sobre os momentos de mudanças políticas e sociais que o país passa, com novos governos Federal e Estadual, mas afirmou que é preciso acreditar no trabalho que está sendo feito e ter fé de que novos e melhores dias estão sendo construídos. “Os pais de família poderão vislumbrar para seus filhos dias melhores”, declarou, e desejou um feliz Dia dos Pais para todos os pais amazonenses.

A data
Essa é uma das datas mais festejadas do calendário brasileiro e foi comemorada no país, pela primeira vez, em 16 de agosto 1953, por iniciativa de um publicitário chamado Sylvio Bhering.

Bjering tinha objetivo social e comercial. O dia 16 de agosto foi escolhido porque, no calendário litúrgico da Igreja Católica, é o dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, e, na época, a maioria da população brasileira seguia a religião católica. Porém, posteriormente, foi estabelecido o segundo domingo de agosto, e assim permanece, em razão das possibilidades e facilidades para o comércio em geral.

Via Diretoria de Comunicação
Texto: Joyce Campos
Foto: Alberto César Araújo / ALEAM
Postagem Anterior Próxima Postagem