No último dia de eventos relacionados à Semana do Economista na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon/AM) promoveu a palestra “Reforma Tributária e Zona Franca”, na manhã desta quinta-feira (15), no Auditório Senador João Bosco, destinada a estudantes e economistas.

O economista Juarez Baldoíno foi o palestrante e falou sobre a importância do debate de temas tão relevantes para o Amazonas com os estudantes e colegas de profissão. “Temos de analisar o conteúdo da reforma em termos de reflexos no âmbito nacional e os problemas econômicos que possam advir dessa reforma. Esta reforma tem um prazo de 10 anos para entrar em vigor e vamos nos ver no 11º ano sem os tributos que vão ser extintos a partir de então. Por isso, precisamos que o Brasil conheça a importância da Zona Franca para que ela fosse entendida por todo o Brasil e não fosse prejudicada por qualquer eventual reforma”, afirmou.

Para Antônio José de Paula Barroso Neto, estudante do 4º período de Economia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a palestra foi uma oportunidade de debater essas temáticas com especialistas. “Entender a reforma tributária é importante porque dependendo da proposta que seja aprovada pelo Congresso isso pode afetar e muito nós que somos do Amazonas. Hoje são várias reformas em discussão e é bom poder contar com análise do professor Juarez com um ponto de vista da economia local e poder debater o assunto com os colegas”, declarou.

Além da criação de um imposto único, o IBS, a proposta da PEC 45 prevê também uma mudança na tabela de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), reduzindo a alíquota máxima de 27,5%, porém acabando com as deduções sobre gastos com saúde e educação.


Via Diretoria de Comunicação

Postagem Anterior Próxima Postagem