Mais de quarenta alunos da Escola Municipal Professora Antônia Pereira da Silva, localizada no bairro Santa Etelvina, Zona Norte de Manaus, estiveram na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta terça-feira (16), participando do programa Conhecendo o Legislativo. De iniciativa da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, o programa oferece palestras sobre política e educação cidadã para estudantes das redes pública e particular da capital.

Os estudantes, todos do 9º ano do Ensino Fundamental, iniciaram a visita participando da palestra de educação cidadã, onde aprenderam sobre os conceitos de cidadania, política, a importância da política na vida de todos e as funções dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A gestora da escola, professora Cristiane Marques Rodrigues, falou que os alunos possuem um olhar crítico em relação aos fatos políticos, mas considera que a palestra foi muito importante para ampliar as informações, e destacou a didática utilizada. “Foi utilizada um linguagem direta, jovem, e que certamente foi compreendida e assimilada por todos”, destacou. A gestora chamou atenção ainda para mensagem que é passada, de que os jovens fazem parte da política, e que a política está inserida no dia-a-dia de todos.

Após a palestra, os jovens conheceram as dependências da Casa Legislativa, e o ponto alto foi a visita ao Plenário Ruy Araújo, onde acontecem as reuniões dos deputados. Os estudantes foram orientados sobre as Sessões Plenárias e a apresentação de Projetos de Leis e outros trabalhos dos parlamentares.

A aluna Ana Carolina Ferreira, de 14 anos, avaliou como “construtiva” a visita. Segundo Ana Carolina, as informações que foram repassadas irão fundamentar as suas opiniões. “Isso me dá uma base, não ser apenas uma coisa que eu acho que é assim, mas algo que realmente é o certo, porque existem leis regulamentando”, disse.

Diretoria de Comunicação
Foto: Hudson Fonseca


Postagem Anterior Próxima Postagem