De passagem por Manaus em sua segunda viagem ao Amazonas, a deputada estadual por São Paulo Janaína Paschoal (PSL), visitou ontem segunda-feira (15) a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), onde foi recebida e debateu questões ambientais, o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e políticas públicas nas áreas sociais para as mulheres com a vice-presidente da Casa, deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB), acompanhada das deputadas Dra. Mayara Pinheiro (PP) e Therezinha Ruiz (PSDB).

Embora em caráter informal, a visita de Janaína Paschoal serviu para encaminhar propostas de atuação conjunta das deputadas em áreas abrangentes, como a defesa dos direitos das mulheres, e outras específicas, como a defesa do modelo econômico preservacionista da ZFM, com o qual a deputada de São Paulo se comprometeu a envidar esforços junto ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, no sentido de que os aprimoramentos não impliquem em nenhum tipo de retrocesso.

Diante de um apelo de Alessandra Campêlo para manutenção da Zona Franca, Janaína respondeu que “é necessário que a equipe econômica do governo venha à Amazônia para compreender a dimensão que a Zona Franca tem para a região”. Para ela, algum ajuste pode ser feito, mas não pode ser feito de uma maneira imediatista. “A Amazônia é uma região de complexidade ímpar para o país e para o mundo, e é assim que ela tem de ser olhada”, disse.

Defendendo o intercâmbio parlamentar proposto pela visitante, no sentido de aperfeiçoar o sistema legislativo no país, a vice-presidente Alessandra Campêlo sustentou a importância de ter a deputada Janaína como uma aliada na luta pela Zona Franca, tendo em vista sua grande visibilidade nacional. Ela concordou com a convidada no sentido de que se houver alterações na legislação, que sejam alterações que contemplem a preservação, com espaço para garantir ao homem e a mulher do interior usufruir mais as riquezas naturais.

Com a deputada Dra. Mayara, presidente da Comissão de Saúde da Aleam, Janaína conversou sobre projetos de melhorias para o atendimento das mulheres nos hospitais e nas comunidades interioranas onde o sistema é praticamente inexistente. A presidente da Comissão de Educação, deputada Therezinha, Ruiz recebeu apoio na sua demanda em favor dos estudantes universitários que são prejudicados com a longa demora na expedição de seus diplomas após a conclusão dos cursos.

Diretoria de Comunicação da Aleam
Foto: Alberto Araújo



Postagem Anterior Próxima Postagem