Pátria Amada Brasil

Pátria Amada Brasil
Governo Federal

Plano Dubai e convocação de aprovados em concurso são debatidos na Aleam


O pagamento da data-base dos servidores da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), a convocação dos aprovados nos últimos concursos realizados pela própria Susam e pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e a proposta do Governo Federal em diversificar a matriz econômica da região Norte com agronegócios, turismo e biotecnologia, chamada informalmente pelo ministro da Economia Paulo Guedes de “Plano Dubai” marcaram os debates na Sessão Plenária realizada na manhã desta quarta-feira (12), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Os deputados Dermilson Chagas (PP) e Serafim Corrêa (PSB) criticaram a proposta do Plano Dubai, que pretende concentrar a economia da região nos polos de biofármacos, turismo, defesa, mineração e psicultura, com o objetivo que novas empresas e negócios gerem o valor que é concedido pela União por meio dos incentivos da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Para o deputado Dermilson Chagas, “isso é preciso investir em pesquisa, infraestrutura, qualificação de mão-de-obra”, disse o deputado Dermilson Chagas, afirmando ainda, que é preciso incluir nessa possível ação Federal, o desenvolvimento da BR-319, que é a ligação do Amazonas com o Estado de Rondônia. Chagas sugeriu ainda a realização de uma Audiência Pública, com a presença do titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Cel. Alfredo Menezes.

O deputado Wilker Barreto (PHS) se manifestou apoiando a ideia e se colocando á disposição para subscrever a propostas, já que o mesmo é o presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca de Manaus da Aleam.

O Plano Dubai também foi tratado pelo debutado Serafim Corrêa em seu pronunciamento. O parlamentar afirmou que o Governo Federal deve levar em consideração a realidade e a economia local. A economia de Manaus é baseada nas 400 empresas que estão instaladas na cidade em razão dos benefícios fiscais da ZFM. “Dubai tinha dinheiro para investir e transformar aquela cidade dos Emirados Árabes no que é hoje”, disse, completando “e aqui, o Governo Federal diz que não tem dinheiro para pagar nem o programa Bolsa-Família no próximo dia 25”, destacou.

O deputado Dr. Gomes (PSC) repercutiu, em seu pronunciamento, a Mensagem Governamental tratando sobre o pagamento da data-base dos servidores da Susam. O deputado Wilker Barreto ocupou a tribuna do Plenário Ruy Araújo para falar sobre a demora na convocação e posse dos aprovados no último concurso público realizados pela Susam.

A deputada Therezinha Ruiz (PSDB) também falou sobre a convocação de aprovados em concurso, porém, se voltou aos aprovados no concurso da Seduc. Ruiz afirmou que a secretaria ira convocar os mais de 4 mil aprovados, inclusive falou da reunião que os candidatos tiveram com o secretário Luiz Castro, no intuito de definir um calendário de convocação.

O trabalho de recapeamento e manutenção da rodovia AM-010, que liga a capital à municípios de Rio Preto da Eva (57 km distante da capital) e Itacoatiara (176 km distante), bem como das ruas e avenidas de Manaus, foram debatidos pelos deputados Cabo Maciel (PR) e João Luiz (PRB),  falaram sobre a visita de ambos, na manha desta quarta-feira (12), à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Os problemas da saúde básica da população do interior foram tratados pela deputada Dra. Mayara em sua viagem à Brasília, na última terça-feira (11). Segundo Dra. Mayara, ela participou de uma reunião com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Na ocasião, informou a deputada, também falou sobre melhorias da infraestrutura do curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no município de Coari (363 km distante de Manaus).

Já o deputado Álvaro Campelo (PP), solicitou uma Cessão de Tempo para que o procurador do Estado, Marcelo Cunha, para que o mesmo falasse sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade, protocolada na manha desta quarta-feira, pelo parlamentar contra a Lei Municipal 459/1998, que trata do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Aconteceu ainda Sessão de Votação, onde foram votados 7 Projetos de Lei e  1 Proposta de Emenda à Constituição (PEC).



Via: Assessoria de Imprensa



Tecnologia do Blogger.