Pátria Amada Brasil

Pátria Amada Brasil
Governo Federal

João Luiz homenageia Batalha do Riachuelo e a Marinha do Brasil


O deputado estadual João Luiz (PRB) celebrou, na manhã desta segunda-feira (17), os 154 anos da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha do Brasil, comemorado no último dia 11 de junho, com uma Sessão Especial no plenário Ruy Araújo. Para o deputado, a data é um marco histórico para o país e as forças armadas e reforça a importância da Marinha do Brasil além do aspecto de defesa do país, mas também social.

“Esta homenagem não é só para destacar a batalha naval do Riachuelo, mas enaltecer o trabalho da marinha de importância fundamental para a ajuda humanitária que é feita pelo trabalho dos Navios da Esperança, como são conhecidos os navios que atuam em relevantes missões e programas em diversas áreas do interior do Amazonas, como em questões de socorro às vítimas das cheias e secas dos rios, assistência hospitalar, entre outros projetos”, afirmou.

O vice-almirante Paulo César Comenero Lopes representou a Marinha do Brasil no evento e recebeu uma Placa Comemorativa em homenagem. “É uma honra estar aqui na Casa do Povo, representando a Marinha que está sendo reconhecida por todo trabalho que ela presta. Tivemos diversos heróis do passado, como Almirante Barroso, que com muita perspicácia conseguiu inverter uma situação em Batalha, conseguindo uma situação favorável ao Brasil. Estamos sempre buscando a motivação e exemplo, pelo bem da sociedade, prestando auxílio e prontos a atender à população com assistências hospitalares às comunidades ribeirinhas”, afirmou.

Presidindo a Sessão, o deputado estadual Abdala Fraxe (Podemos) comentou o trabalho desempenhado pela Marinha no interior. “A gente sabe a diferença que a Marinha desempenha não só na fiscalização dos rios, mas na ajuda humanitária que é feita através dos navios da Esperança, no sentido de ajudar a população ribeirinha do nosso estado, por isso agradeço a todos vocês por esse empenho e colaboração tão necessária”, destacou.

Também participaram da Sessão: Coronel QO PM Silvio Mousinho Pereira, sub comandante geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM); General Omar Zendin chefe do Centro de Operações do Comando Militar da Amazônia (CMA); Tenente Coronel Fábio Fratelli, Chefe do Estado Maior; deputado da legislatura passada Carlos Alberto; Maurino Nogueira Azevedo, presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA);Juan Carlos de Souza Valério, Coordenador do Grupo Fera; Professor João Bosco, vice presidente da Academia de Medicina Militar, Jéssica Sabbá, Presidente do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Amazonas (Sindarma), entre outros.

Batalha Naval do Riachuelo
A Batalha Naval do Riachuelo é considerada pelos historiadores como uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870), o maior conflito militar na América do Sul, somente superado em vítimas no novo mundo pela Guerra Civil Americana (1861-1865).

Essa batalha resultou em uma série de disputas políticas envolvendo nações que trafegavam na região do Rio Prata. Um momento histórico que deixou um legado de atos feitos, lição de dedicação e amor à nação e por isso ficou eternizada como Magna da Marinha do Brasil.

Diretoria de Comunicação ALEAM
Foto: Alberto César Araújo /Aleam


Tecnologia do Blogger.